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sábado, 28 de agosto de 2010

A orientação dos PCNs para o ensino de produção de texto e algumas tendências presentes nos LDPs

A orientação do PCN é clara no que tange ao ensino da escrita.Introduzir métodos que privilegiem o aspecto sociointeracionista na produção de textos.Por isso, aconselham o uso dos gêneros como unidade de ensino o qual remonta ao uso do texto e da língua em seu uso social; “quem diz, diz a quem e como diz” essas perguntas leva o aluno a se posicionar de forma crítica diante do texto e entender o funcionar de cada gênero e a função que desempenha no meio social. O docente deve instigar o aluno a criar texto e produzir gêneros textuais.

“formar escritores competentes supõe, portanto, uma prática
continuada de produção de textos na sala de aula, situações
de produção de uma grande variedade de textos de fato e uma
aproximação das condições de produções às circunstancias nas
quais se produzem esses textos.”

O texto supracitado nem sempre se concretiza no ambiente escolar. Muitos professores calçados em LDP que não privilegiam os ensinos de lingüística do texto, acabam criando hábitos de recomendar os alunos a apenas fazerem textos, narrativos, descritivos e dissertativos tratando-os ainda como gêneros. Essa abordagem estruturalista que tira do texto seu caráter discursivo e o coloca simplesmente como uma redação escolar tira o enfoque sociointeracionista proposto pela lingüística social.

O LDP PROENÇA, Graça.HORTA, Regina.A palavra é Português.ed.Ática SP,1999 (8ºsérie p.119) traz em sua unidade ensino “Propostas de redação” a seguinte tipologia de exercício para a elaboração de textos:

Observe esta foto. (foto de quatro jovens juntos subindo as ruas de Ouro Preto M.G) Crie dois parágrafos descrevendo o que você vê.Um dos parágrafos deve ter um enfoque objetivo: tente retratara cena independentemente de sua interpretação e dos sentimentos que ela pode causar em você. No outro parágrafo,realize uma mudança de enfoque: sua descrição deve conter a subjetividade, o seu mundo interior, os sentimentos que ela provoca em você. Dê um titulo adequado a cada um dos parágrafos. (p. 119)

Essa proposta de texto é um pretexto para ensinar gramática pela gramática. A descrição nessa proposta, certamente comprometerá a semântica do texto. O aluno estará preocupado em descrever apenas e não em fazer um texto coeso e coerente já que nem mesmo é mencionado na questão. “Essa é uma tipologia de base clássica como referência central para a progressão no domínio da escrita”, esse tipo de questão volta a patentear narração, descrição e dissertação como gêneros.

A tipologia textual representa características estruturais de sequências textuais que pode figurar nos mais diversos gêneros textuais. Na parte que tange ao nosso estudo, “compreensão de texto”, há pesquisas que revelam uma didática pouco eficaz na elaboração de propostas nos livros de português. A ineficácia dessa didática-pedagógica não se dá na forma como se trabalha a produção de texto, mas na forma com que são elaboradas as questões para compreender os textos. Os alunos acabam sendo vítimas de um método que restringe sua capacidade intelectual de produzir, pensar, e polemizar os textos devido às propostas que esbarram na unívoca forma de pensar o texto, deixando de gerar os discursos essências a formação consciente de um cidadão crítico capaz de interagir com o texto.
O próprio PCN sugere o domínio da linguagem como atividade discursiva e cognitiva. Por isso, é dever dos LDP e dos professores conduzir o aluno a interação criação de texto plurissignificativo e com o outro. A partir daí, a compreensão de texto seria vista como um processo criativo, construtivo que vai além do que está somente nas marcas textuais. De essa forma preterir-se-ia o mito do texto monossemântico e de pura decodificação.


Bibliografia

MARCUSCHI,Luiz Antonio.Compreensão do texto: Algumas reflexões. In:DIONÍS,Ângela P.;BEZERRA,Maria Auxiliadora.O livro didático de Português.RJ:Lucerna,2001

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