Pesquisar este blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Gênero Textual Manchete

Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza: literários ou não. Desempenham um papel social de comunicação porque são historicamente determinados para desempenhar modelos discursivos, como defende Marcuschi.
As modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias. Aliás, essas características peculiares de um gênero discursivo nos permitem abordar aspectos da textualidade, tais como coerência e coesão textuais, impessoalidade, técnicas de argumentação e outros aspectos pertinentes ao gênero em questão.
A Manchete de jornal engloba um desses tantatos gêneros que utilizamos diariamente em nossas relações interdiscursivas, sociais, pragmaticamente determinadas.

Características:



Chama a atenção do leitor para o conteúdo informacional da notícia;

Quase sempre o texto verbal vem acompanhado de imagem;

Texto que amplia o argumento do texto;
Acompanhada do leed: resumo da notícia com todos os elementos essenciais à compreensão da matéria;

Qualidade: verdadeira, atual, interessante;




A linguagem jornalística

Adota o padrão culto da língua, sem contudo, perder de vista o universo vocabular do leitor. Exige o emprego mínimo de palavras e o máximo de informção, correção, clareza e exatidão.

3 comentários:

  1. ainda não chegou ao que eu queria saber

    ResponderExcluir
  2. vo~e me ajudou bastante.Socialize mais informações.Ok

    ResponderExcluir
  3. Põe coisa melhor! A intenção é contribuir, não deixar um trabalho para plágio! Camila e Edjane... tenho mais trabalhos sobre o tema, postarei depois.

    ResponderExcluir