Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

NEOLOGISMOS CRIADOS POR MEIO DA COMPOSIÇÃO

Os neologismos são novas palavras, que criadas, podem ou não cair no uso dos falantes da língua.Alem de ampliar o léxico, os neologismos suprem uma determinada necessidade de designar algo novo na língua.

O processo de composição implica a justaposição de bases autônomas ou não-autônomas. A unidade léxica composta, que funciona, morfológica e semanticamente como um único elemento, não costuma manifestar formas recorrentes, o que distingue da unidade constituída por derivação. Revela um caráter sintático, subordinativo ou coordenativo.

Composição Subordinativa

Numa relação de composição entre os ítens lexicais, a posição de proximidade entre estas palavras gera uma relação de determinado/ determinante ou vice-versa. Torna-se um só item lexical, morfológico e semanticamente definidos, há, por isso, uma transposição ao nível de palavra.

Ex. “Sem grandes nomes notórios a São Clemente mantém-se fiel à sua linha de enredos-denúncias”
O 2º termo determina, especifica o 1º.

“Operação-desmonte”, “político-galã” (base substantiva)
“lava-louça, “guarda-volume” ( base verbal)
“pinta-preta”, média-metragem (base adjetival)

COMPOSIÇÃO COORDENATIVA

A função sintática da coordenação é exercida pela justaposição de substantivos, adjetivos ou membros de outra classe gramatical. Os componentes substantivais e adjetivais compostos coordenados não apresentam relação de determinante e determinado. As bases que compõem a nova unidade léxica desempenham a mesma função que a do elemento recém-formado e associam-se copulativamente a fim de formarem esse neologismo.

Ex. “Enviar uma delegação Jordaniano-palestina às conversações com os israelenses.”

Rítmico-harmônicas, partidária-eleitoral, outono-inverno, caça-fantasma, telespectador-eleitor.

COMPOSIÇÃO SATÍRICA

O mecanismo da composição, ao possibilitar a associação de bases providas dos mais variados matizes semânticos, ocasiona a criação de ítens léxicos que procuram despertar a atenção do receptor. O estranhamento é provocado pela quantidade dos elementos compostos.

Ex. “O aparelho do Estado que a ditadura militar-tecnocrática-empresarial utilizou durante um quarto de século.”

Candidato-deputado-cantor/ partido-ônibus/ papamóvel/ momóvel/ franco-móvel/ sambódramo, fumódramo, camelodramo, namoródramo

COMPOSIÇÃO ENTRE BASES NÃO-AUTÔNOMAS

Ao contrario dos processos composicionais até agora descritos, a composiçao pode ocorrer entre bases não-autÔnomas ou entre uma base autônomas e uma não-independente ou vice-versa. Geralmente vinda de fonte erudita grega ou latina, as bases não-autônomas compõem itens léxicos característicos de vocabulários especializados.

EX. Onicomicose (do grego onico – unha) é o nome dado à doença quando a última é a unha do pé.

COMPOSIÇÃO SINTAGMÁTICA

Ocorre quando os membros de um seguimento frasal se encontram em uma íntima relação sintática, tanto morfológica quanto semanticamente. Entre a unidade léxica constituída por composição propriamente dita e a formada por composição sintagmática existem diferenças: A ordem de apresentação é sempre a do determinado seguido do determinante, além disso, o tipo de composição pode apresentar regras próprias quanto a flexão de gênero e número enquanto a os membros integrantes do composto sintagmática conservam peculiaridades flexionais de suas categorias de origem. A unidade lexical sintagmática encontra-se ainda em vias de lexicalização. Por isso, não costuma vir unida por hífen.

Ex. produção independente/ meio de comunicação/ condomínio fechado/plano verão, plano Collor

COMPOSIÇÃO SINTAGMÁTICA NOS VOCÁBULOS TÉCNICOS

Resultam de uma indefinição em relação a designação de uma nova nomeação.São vocábulos técnicos que usados com muita freqüência caem no uso.

Ex. Conta remunerada/ agenda eletrônica/ processamento de texto/ inteligência artificial/ ônibus espacial/ reserva de mercado


COMPOSIÇÃO POR SIGLAS OU ACRONÍMICA

Tipo especial de composição sintagmática, a formação de unidades neológicas por meio de siglas ou acronomia que resulta da economia discursiva.

Ex. Exército Revolucionário do Povo ERP
Partido dos Trabalhadores PT
Força Aérea Brasileira FAB

Pode também ocorrer união de algumas sílabas:

ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária

DERIVADOS DE SIGLAS

PMDB- Peemedebistas
PT- Petistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário